UNIVERSIDADE DE BRASILIA-UNB
CURSO DE
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
DISCIPLINA: Planejamento
e Pratica de Gestão Escolar
PROFESSOR: Otília Maria A. N. A. Dantas
ALUNA: ELISÂNGELA
VIEIRA
Quem participa do processo de planejamento e como se dá essa
participação?
Fases ou etapas do processo de planejamento?
Concepções de planejamento.
Coerência com as demandas e necessidades da sua escola.
Formas de acompanhamento e avaliação.
Dificuldades encontradas.
O ato de planejar faz parte da história do ser humano,
pois o desejo de transformar sonhos em realidade é uma preocupação marcante de
todo ser humano. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que
necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são
delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de
nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão
inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para alcançar o que
desejamos. As ideias são
processos racionais e envolvem o planejar amplamente discutido em nosso meio,
mas o exercício da prática de planejar parece estar longe de se tornar real e efetivo.
Real porque as pessoas planejam, porém não o colocam em pratica, e efetiva porque
na sua grande maioria não trás resultados esperados e acabam engavetados e esquecidos,
lembrados apenas quando se tem que tirar a poeira.
“Planejamento Escolar é o planejamento
global da escola, envolvendo o processo de reflexão, de decisões sobre a organização,
o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição”. "É um processo de
racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a
atividade escolar e a problemática do contexto social” (LIBÂNEO, 1992, p. 221).
O planejamento escolar é imprescindível para analise efetiva da realidade particular da escola e
da comunidade na qual esta está inserida, pois essa é uma tarefa fundamental no
processo de construção de qualquer projeto, visto que o problema deve ser
pensado de forma diferente, em distintas realidades. E para tanto a construção,elaboração e realização do Projeto
Político-Pedagógico precisam contemplar a missão, a clientela, dados sobre
aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas, plano
de ação da escola.E tudo começando com uma reunião que deverá acontecer com a
participação de todos os envolvidos no dia-a-dia da escola,decidindo sobre os
seus rumos, garantindo a produção de um planejamento no qual estejam contemplados
os diferentes "olhares" da realidade escolar.Possibilitando assim, a
criação de vínculos entre pais, alunos, professores, funcionários e especialistas.
Essa reunião inicial possibilitará um debate democrático, que contribuirá para
a produção de critérios coletivos na orientação do processo de planejamento,
que por sua vez, deverá incorporar significados comuns aos diferentes agentes
educacionais, colaborando com a identificação desses trabalhos desenvolvidos na
escola. É importante seguirmos três etapas: a
elaboração, a execução e a avaliação. Na primeira, é necessário que o grupo
explicite os ideais que norteiam suas ações. Qual realidade sonhamos vivenciar?
Que tipo de pessoas formamos? Que Educação queremos para crianças e jovens?
Conhecendo o desejado, é hora de analisar a realidade existente. Para que o
planejamento seja realmente um instrumento de trabalho, é preciso colocá-lo em
prática, ou seja, agir de acordo com o que foi imaginado (planejado). E só será
possível perceber se o quadro encontrado no início do ano está sendo
transformado na direção da realidade desejada se houver algum tipo de
acompanhamento das ações através das tão necessárias avaliações,que deverão ser
contínuas. E para concluir, da
rede saem às diretrizes que irão nortear todo o trabalho na escola.
Referências
GANZELI, Pedro. O processo de
planejamento participativo da unidade escolar. Política e gestão educacional.
Via World Wide web: http://www.fclar.unesp.br/publicacoes/revista/gestao.html. Acesso em: 20 jan. 2010.
revistaescola.abril.com.br/planejamento/
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