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quinta-feira, 19 de setembro de 2013

UNIVERSIDADE DE BRASILIA-UNB

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
DISCIPLINA: Planejamento e Pratica de Gestão Escolar
PROFESSOR: Otília Maria A. N. A. Dantas
ALUNA: ELISÂNGELA VIEIRA
TURMA: A

Quem participa do processo de planejamento e como se dá essa participação?
Fases ou etapas do processo de planejamento?
Concepções de planejamento.
Instrumentos utilizados.
Coerência com as demandas e necessidades da sua escola.
Formas de acompanhamento e avaliação.
Dificuldades encontradas.

O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade é uma preocupação marcante de todo ser humano. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para alcançar o que desejamos. As ideias são processos racionais e envolvem o planejar amplamente discutido em nosso meio, mas o exercício da prática de planejar parece estar longe de se tornar real e efetivo. Real porque as pessoas planejam, porém não o colocam em pratica, e efetiva porque na sua grande maioria não trás resultados esperados e acabam engavetados e esquecidos, lembrados apenas quando se tem que tirar a poeira.

“Planejamento Escolar é o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição”. "É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social” (LIBÂNEO, 1992, p. 221).


O planejamento escolar é imprescindível para analise efetiva da realidade particular da escola e da comunidade na qual esta está inserida, pois essa é uma tarefa fundamental no processo de construção de qualquer projeto, visto que o problema deve ser pensado de forma diferente, em distintas realidades. E para tanto a construção,elaboração e realização do Projeto Político-Pedagógico precisam contemplar a missão, a clientela, dados sobre aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas, plano de ação da escola.E tudo começando com uma reunião que deverá acontecer com a participação de todos os envolvidos no dia-a-dia da escola,decidindo sobre os seus rumos, garantindo a produção de um planejamento no qual estejam contemplados os diferentes "olhares" da realidade escolar.Possibilitando assim, a criação de vínculos entre pais, alunos, professores, funcionários e especialistas. Essa reunião inicial possibilitará um debate democrático, que contribuirá para a produção de critérios coletivos na orientação do processo de planejamento, que por sua vez, deverá incorporar significados comuns aos diferentes agentes educacionais, colaborando com a identificação desses trabalhos desenvolvidos na escola. É importante seguirmos três etapas: a elaboração, a execução e a avaliação. Na primeira, é necessário que o grupo explicite os ideais que norteiam suas ações. Qual realidade sonhamos vivenciar? Que tipo de pessoas formamos? Que Educação queremos para crianças e jovens? Conhecendo o desejado, é hora de analisar a realidade existente. Para que o planejamento seja realmente um instrumento de trabalho, é preciso colocá-lo em prática, ou seja, agir de acordo com o que foi imaginado (planejado). E só será possível perceber se o quadro encontrado no início do ano está sendo transformado na direção da realidade desejada se houver algum tipo de acompanhamento das ações através das tão necessárias avaliações,que deverão ser contínuas. E para concluir, da rede saem às diretrizes que irão nortear todo o trabalho na escola.

Referências

GANZELI, Pedro. O processo de planejamento participativo da unidade escolar. Política e gestão educacional. Via World Wide web: http://www.fclar.unesp.br/publicacoes/revista/gestao.html. Acesso em: 20 jan. 2010.


revistaescola.abril.com.br/planejamento/

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