Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Esboço de uma proposta de integração das TIC à gestão escolar



UNIVERSIDADE DE BRASILIA-UNB

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

DISCIPLINA: OFICINAS TECNOLÓGICAS

PROFESSOR: PEDRO FERREIRA DE ANDRADE

ALUNA: ELISÂNGELA VIEIRA

TURMA: A


UNIDADE 3: Tecnologias na prática de gestão educacional.
Esboço de uma proposta de integração das TIC à gestão escolar




O USO DAS TICs NA ESCOLA E NA SALA DE AULA



INTRODUÇÃO




A tecnologia precisa estar presente na escola e conseqüentemente na comunidade em que está inserida, visto que a incorporação das tecnologias de informação e comunicação – TIC - na escola é importante para a expansão do acesso a uma informação atualizada, contextualizada, criativa e ativa que promova a criação de uma aprendizagem que privilegia a construção do conhecimento, da comunicação, da formação continuada e da gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola. Ao explorar as potencialidades das TIC no seu cotidiano, principalmente com o acesso à Internet, a escola abre-se para novas relações com o saber, vivenciando a comunicação compartilhada e a troca de informações com outros espaços do conhecimento que possuem os mesmos interesses. Essa abertura à articulação com diferentes espaços potencializa a gestão escolar e provoca mudanças substanciais no interior da instituição, no qual o ensino, a aprendizagem e a gestão participativa podem se desenvolver em um processo colaborativo com os setores internos e externos da comunidade escolar. A tecnologia é hoje parte inerente da vida do ser humano de modo que não conseguimos nos ver separados dela. Culturalmente nos foi passada a imagem de que a tecnologia está diretamente associada à civilização e ao progresso, induzindo-nos à adoção de novos padrões sociais sem uma formação adequada, referindo-se a uma intenção geral de que temos que nos adaptar a tecnologia como um todo.E agora,a escola recebeu computadores,o que fazer com eles na sala de aula?Na busca pelo desenvolvimento rápido não seguimos um processo gradativo de mudanças,nessa perspectiva temos que ser pluralistas e incrementar um processo educacional intensivo onde os avanços tecnológicos sejam difundidos, discutidos, assimilados e em certas situações, reprocessados internamente e integrados à nossa escola.A interferência da tecnologia na vida dos alunos é incontestável, tanto positivamente quanto negativamente,mas para que as TIC sejam utilizadas de maneira positiva, se faz necessário a organização escolar por projetos multidisciplinares.Assim sendo não basta utilizar bem as tecnologias é necessário observar a necessidade de recriá-las,assumindo a produção e a condução tecnológica de modo que possamos refletir sobre a sua ação em nossas vidas.

“A ciência descobre, a indústria aplica, o homem se ajusta”. (Sanmartín, 1990, p.28).

O governo lança a coisa de maneira tal qual temos que nos virar nem que seja do avesso para nos ajustar ao novo de maneira a influenciar e ajustar a comunidade na qual estamos inseridos. Existem cursos de capacitação oferecidos pelo governo que em sua grande maioria não ajuda muito,visto que de teoria estamos cheios até a tampa, e a pergunta é como aplicar tanto conhecimento?Então a meu ver tanto o gestor quanto o professor estão num beco sem saída,o jeito é se adequar a mudança e ir quebrando a cabeça aqui e acolá,unindo-se ,reorganizando-se,já que o governo o que me parece é que lança a coisa de qualquer maneira e o resto é conosco mesmo.A partir desses pressupostos nasce a necessidade de uma proposta de projeto multidisciplinar de inclusão das TIC na escola.



JUSTIFICATIVA



Este projeto se justifica na problemática a partir da resposta do seguinte questionamento:Qual a importância das tecnologias nas salas de aula e na escola como um todo?Aqui desenvolveremos um trabalho com o gestor,o professor e os alunos para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na escola e no cotidiano dos docentes e discentes,bem como para apoiar e promover condições para que estes possam incorporar as TIC à prática pedagógica de forma a favorecer uma aprendizagem significativa aos alunos.





OBJETIVO GERAL



Mostrar efetivamente e ativamente que a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS


· Integrar efetivamente as tecnologias ao currículo escolar e ao projeto político pedagógico da escola.

· Ressignificar o uso de telefones celulares,criando estratégias incorporadoras, pois os celulares hoje oferecem vários recursos que não custam nada à escola.

· Integrar as tecnologias ao conteúdo que deve ser trabalhado,

· Integrar o conteúdo à tecnologia, às estratégias de aprendizagem e às de ensino.

· Desenvolvimento de atividades teórico - praticas que evidenciem os diferentes meios de comunicação e suas funcionalidades,sendo estas positivas e negativas.




CONSIDERAÇÕES GERAIS




A ideia de um professor diante de um quadro e giz é uma coisa relativizada e não será abandonada. O professor detém um conhecimento científico maior e é absolutamente normal que ele exponha uma aula utilizando-se de tais meios.Só que isso não pode ser um monólogo nem imperar o tempo inteiro. É fundamental que diferentes dinâmicas ocorram em sala de acordo com as mudanças que nos é apresentada.O tempo passado na Internet neste projeto deve ser voltado para o aprendizado e a aquisição de conhecimentos.É necessário que os professores incentivem o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ampliando o seu universo cultural. Combinando informação com diversão, eles são, também, um excelente passatempo, que podem entreter e divertir os alunos.Há conteúdos muito ricos na internet, para todas as idades. Acessando sites adequados para a faixa etária, crianças e adolescentes poderão aproveitar o que há de melhor na rede.Seguindo esses pressupostos este projeto visa à utilização do laboratório de informática e do desenvolvimento de atividades e estratégias listadas a baixo para a execução deste.



ALGUMAS ESTRATÉGIAS

· Contar em sala de aula uma breve história dos meios de comunicação no Brasil e no mundo,observando a faixa etária de cada turma.

· Propor a construção de maquetes dos meios de comunicação.

· Criação de um jornal.

· Dramatizações a respeito de pontos positivos e negativos da Tic em nossas vidas.

· Utilização do correio,conforme a compreensão e assimilação da turma.

· Planejamento de uma aula pelo professor utilizando o laboratório de informática da escola

· .Pesquisa que mostre como é feita a parte administrativa pelo gestor no uso das TIC na escola.

· Pesquisa quanto ao nível de formação do professor no uso da TIC, principalmente no manuseio desses equipamentos e seus periféricos.



ANEXO:

ENTREVISTA:


Professor:

· Você acredita na metodologia de projeto?

· Acredita que as TIC auxiliam de forma significativa na metodologia de projeto?

· Como você vê o aprendizado da criança com a metodologia de projeto?

· Quais as dificuldades que você encontra ao usar as TIC na escola?

· Qual sua formação na área de tecnologia?

· Quais os incentivos do sistema educacional quanto ao uso das tecnologias?

· Você recebe orientação pedagógica?



Aluno:

· Você gosta de projetos que usam meios tecnológicos na aprendizagem?

· Gosta de usar o laboratório de informática para pesquisar?

· Como você gostaria que fossem as aulas na sua escola?

· Você acha que aprende com os meios tecnológicos?



Pais:

· Como você vê o uso do computador e outros meios de comunicação no desenvolvimento de atividades na sala de aula seu filho (a)?

· Você tem percebido se a escola utiliza algum tipo de tecnologia nas aulas?

· você entende sobre tecnologia da informação e comunicação?Cite-me cinco tipos diferentes de meios tecnológicos.

· Segundo o que seus filhos relatam qual sua avaliação para com as atividades desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto com o auxilio das tecnologias?




CONSIDERAÇÕES FINAIS




Este trabalho foi mais um pequeno passo no meu processo contínuo de crescimento como pessoa,aluna,gestora que poderei vir a ser um dia,professora e educadora. E outros passos se exigem,pois se aprende todos os dias. A realização deste trabalho tem o objetivo de aprender,mostrar caminhos e orientar. Não sei se serei hoje uma professora melhor do que era ontem.Sou seguramente uma professora diferente. O caminho que deve ser desbravado na realização deste trabalho será um caminho novo para todos os envolvidos.É um caminho que abre outros caminhos, que abre outras opções e que nos solicita tomadas de decisões que nem sempre serão as mais corretas.Através dos recursos, procurei utilizar as mídias pedagógicas através de metas concretas para utilização da tecnologia educacional, partindo de uma situação real de ensino. Assim, todos os professores, da educação especial, do ensino fundamental da escola onde trabalho tem a possibilidade de organizar projetos com uso do laboratório de informática e de todas as estratégias aqui apresentadas,buscando novos conteúdos e informações sobre temas previamente escolhidos. Os educandos têm a disposição softwares educacionais e a internet como fonte de recursos. Apesar de tantos outros recursos tecnológicos que poderão ser usados pelos professores. Aprender continuará sendo uma tarefa que impõe desafios e aprender através das TIC será desafiador para os que aprendem: alunos, professores,gestores e comunidade.



AVALIAÇÃO



Averiguar através da pesquisa e dos trabalhos realizados se o uso das TICs contribuiu de forma significativa para a aprendizagem dos alunos .Caso o resultado seja negativo, verificar que ações são necessárias para proporcionar uma contribuição da aprendizagem significativa aos alunos.







Nenhum comentário: