UNB-UNIVERSIDADE DE BRASILIA
CURSO
DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
DISCIPLINA:
OFICINAS TECNOLÓGICAS
PROFESSOR:
PEDRO ANDRADE
ALUNA:
ELISÂNGELA VIEIRA
DATA:
30/06/2013
Gestão
Escolar e Tecnologias: Formação de Gestores Escolares para curso das
tecnologias da informação e comunicação.
VIEIRA,
Alexandre Thomaz. Funções e Papeis da Tecnologia
É
dever do diretor ser conhecedor do ambiente que lidera, visto que para se
tomar qualquer decisão é necessário o conhecimento de acontecimentos ao seu
redor. Estes podem ser feitos através do levantamento de dados em busca de
informações que o leve a pesquisar e criar condições específicas para a
organização de um conhecimento efetivo que o incentive a caminhar em novas
buscas, descobertas, compreensões e reconstruções desse conhecimento. Porém
para fazer as mediações necessárias para a utilização das novas tecnologias
dentro da gestão escolar é necessário que haja a união dos dados coletados com
as informações adquiridas, para que estes se transformem em conhecimentos. O
gestor deverá colocar suas vivencias e experiências em diferentes papéis, tais como:
o de aprendiz, o de observador da atuação do educador, da comunidade e do aluno,
ampliando assim seu papel nas atividades desenvolvidas na escola. A concepção
dessa formação é a de continuidade, não buscando um produto pronto, mas sim a criação
de um movimento cuja dinâmica se estabelece na teoria e na pratica numa
constante reflexão e ação. Portanto a questão central é saber fazer e saber
usar atribuindo-lhe significado. Para tanto o gestor deve compreender as formas
pelas quais se podem transformar dados em informações para que essas possam
gerar conhecimentos que o auxiliem na tomada de decisões que sejam relevantes
para os diversos âmbitos escolares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário