Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

FICHAMENTO 2

Gestão de tecnologias na escola


UNIVERSIDADE DE BRASILIA-UNB

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

DISCIPLINA: OFICINAS TECNOLÓGICAS

PROFESSOR: PEDRO FERREIRA DE ANDRADE

ALUNA: ELISÂNGELA VIEIRA

TURMA: A

FICHAMENTO 2

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Gestão de tecnologias na escola. Gestão Escolar e Tecnologias: Formação de gestores escolares para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação.



CITAÇÕES DO TEXTO

“[...] Em um ambiente virtual de aprendizagem, cada pessoa tem a oportunidade de percorrer distintos caminhos, os nós e as conexões existentes entre informações, textos e imagens; criar novas conexões, ligar contextos, mídias e recursos. Cada nó representa um espaço de referência e interação que pode ser visitado, explorado, trabalhado, não caracterizando local de visita obrigatória.” (p.6)



RESUMO



Vivemos em uma sociedade que esta sempre em um processo de construção e reconstrução do conhecimento. Aperfeiçoando e mudando tudo ao seu redor,com o intuito de suprir suas necessidades e desejos. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão mudando a vida em sociedade, transformando as atividades de vida diária do ser humano dentro ou fora de casa. Elas estão interferindo cada vez mais nas escolas, cuja função, é claro, inclui informar e comunicar. A tecnologia na escola, principalmente com o acesso à internet, contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, criam-se possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual professores e alunos trocam informações e experiências entre eles e entre as outras pessoas que atuam no interior da escola, bem como com outros agentes externos. As TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações; a criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que dê subsídios para a tomada de decisões; a realização de atividades colaborativas, cujas produções permitam enfrentar os problemas da realidade; o desenvolvimento de projetos inovadores relacionados com a gestão administrativa e pedagógica; a representação do conhecimento em construção pelos alunos e respectiva aprendizagem. Visando preparar professores para a inserção das TIC na prática pedagógica, através da formação continuada, visto que em todas as profissões há a necessidade de ampliação do conhecimento. O uso das TIC na gestão escolar permite: registrar e atualizar instantaneamente a sua documentação; criar um sistema de acompanhamento e participação da comunidade interna e externa à escola por meio de ambientes virtuais; definir metodologias de avaliação adequadas e compatíveis com critérios democráticos e participativos; trocar informações e experiências com a comunidade, identificando talentos e potencialidades que possam contribuir com a evolução conjunta de problemáticas tanto da escola como da comunidade; discutir e tomar decisões compartilhadas.O Proinfo desenvolve um projeto,que introduzir os gestores na cultura informática e dar-lhes condições de desenvolver o domínio da tecnologia para a resolução de problemas da escola e de sua prática profissional,dando-lhes condições de desenvolver o domínio da tecnologia para a resolução de problemas da escola e de sua prática profissional. Assim, gestores  terão informações disponíveis que lhes permitam identificar problemas e buscar alternativas de solução por meio do diálogo,propiciando a formação desses gestores de escolas públicas para a incorporação das TIC na escola.

COMENTÁRIOS

Não nascemos e morremos da mesma forma, há um diferencial em tudo o que fazemos e o fazemos sempre em beneficio próprio. As tecnologias da informação e comunicação vêm trazendo grandes mudanças há muito tempo, principalmente como forma de entretenimento em nosso dia a dia, porém chega um momento em que essa tecnologia precisa ser usada de maneira responsável, pois à medida que a nova cultura de comunicação vai sendo introduzida à vida escolar, uma série de acontecimentos se altera e esses podem ser para melhor ou não, vai depender dá forma como é utilizada. Por isso, a escola deve ser um contraponto real ao mundo virtual.

QUESTIONAMENTOS:



Até que ponto a tecnologia deve ser uma ponte que nos liga as comodidades e oportunidades?Será esta uma algema em todo nosso ser, que nos prende de tal forma que não consigamos sequer nos imaginar sem ela? Afinal a humanidade está sempre em um processo continuo de transformação no universo de descobertas e mudanças e a educação é o começo, meio e o fim, para tanto é necessário a formação continuada em todo o campo educacional, pois temos que acompanhar essas transformações e mudanças.

Nenhum comentário: