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quarta-feira, 28 de agosto de 2013

UNIVERSIDADE DE BRASILIA-UNB
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
DISCIPLINA: Fundamentos do Direito à Educação
PROFESSOR: Edileuza Fernandes da Silva
ALUNA: ELISÂNGELA VIEIRA
TURMA: A


De que forma se organiza o currículo na instituição em que você atua? Ele é pautado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais ou pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (Dons ou Picuns)? De que forma esses documentos fundamentam o currículo vivido pela escola? Há outras orientações e/ou diretrizes nacionais e distritais que fundamentam o currículo?

A educação é um fenômeno histórico-social que existirá durante toda a vida do individuo e se concretiza mediante as relações estabelecidas entre as pessoas e entre elas e as demais manifestações do mundo natural, físico, social, tecnológico e espiritual no decorrer de sua existência fazendo com que tenhamos a necessidade de refletir sobre o processo pedagógico, bem como sobre a importância de estabelecer ligações entre a realidade cotidiana do aluno e do conhecimento científico. Fui despertada, principalmente, pelas experiências vividas em sala de aula, visto que é importante adotar medidas para enfrentar o desafio de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos no ensino por eles vivido. Diariamente, as situações em sala de aula levavam-me a observar a necessidade de relacionar conteúdos que deveriam ser transmitidos aos educandos com a realidade por eles enfrentada em seu meio social. E é a escola que os pode ajudar, pois possui importante papel para não somente tornar o aluno uma engrenagem da sociedade, mas para que ele se aproprie do conhecimento sistematizado oferecido no ambiente escolar. As mediações inerentes à organização escolar e curricular, tais como: conhecimento, linguagem, o sentido de conhecer a realidade, o conceito de cotidiano, vem com o objetivo de articular o cotidiano escolar às múltiplas objetivações que a dinâmica social e politica comportam. A constatação de que, na escola, não há um, mas vário insucesso nos obriga a repensar esta questão centrando-a não apenas no insucesso do aluno, mas também no insucesso da escola em cumprir as finalidades que a sociedade lhe atribui, mostrando grande divergência à realidade da comunidade em que esta inserida. São muitos os fatores que influenciam a reprovação, aprovação e abandono escolar, entre eles estão os fatores económicos, regionais, culturais, familiares e psicológicos. A proposta pedagógica do CAIC Assis Chateaubriand foi elaborada mediante exigência da portaria que regulamenta a gestão participativa e com as considerações da comunidade escolar em circunstâncias distintas: a primeira, chamada I Fórum Pedagógico foi realizada por meio de oficinas em que cada dimensão da escola foi explorada pela equipe gestora e pela equipe de professores. A Organização Curricular; apresenta as matrizes curriculares dos níveis de ensino oferecidos pela instituição concomitante com as estratégias metodológicas elaboradas e em execução para o alcance das habilidades e competências dos alunos. Segundo as Diretrizes Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (2008) a proposta pedagógica tem como objetivo principal instrumentalizar a comunidade educacional (gestores, professores, pais, alunos, conselho escolar, auxiliares de educação) para a ação educativa, visando à melhoria da qualidade do ensino, de forma a atender às especificidades da instituição, articulada aos fins e princípios que norteiam sua filosofia no que diz respeito à compreensão da vida social nas suas diferentes dimensões. Dessa forma, a proposta pedagógica do CAIC Assis Chateaubriand, construída coletivamente por meio de Fórum Pedagógico, é baseada na perspectiva de soluções a problemas de ordem pedagógica, administrativa e financeira, que rondam nossa realidade; nas perspectivas de mudança ilustradas pelas proposições de novas metodologias e nas práticas de sucesso realizadas através de estudos com a utilização dos PCN`s. Portanto a proposta desta instituição caracteriza-se principalmente por seu caráter inclusivo e pela busca desta comunidade por uma educação de qualidade voltada para as reais necessidades de aprendizagem e emancipação, direcionando suas metas e objetivos a construção de um parâmetro educacional de excelência, fundamentado em práticas educativas eficazes e em teorias atuais que viabilizem o alcance das metas e objetivos acima mencionados. Sendo assim, a Proposta Pedagógica se efetivará mediante o uso do currículo e a elaboração e execução de projetos voltados às necessidades educativas de todas as crianças, por meio de avaliação formativa e por meio de formação permanente para todos os agentes que participam e atuam na instituição.

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
ARROYO, M. G. Secretaria de Educação Básica (Org.). Os educandos, seus direitos e o currículo: documento em versão preliminar, 2006.
MOREIRA, Antonio Flavio B. Propostas curriculares alternativas: Limites e avanços. Disponível em: . Acesso em: 31/05/2012.
GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Organizado por Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

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